Esqueceram de mim (Mas não esqueceram seus direitos trabalhistas)
- Fiorin Oliveira Advocacia
- 21 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
Você já assistiu ao filme "Esqueceram de Mim" e pensou: “Ah, o Kevin foi esquecido e teve que se virar sozinho, mas pelo menos ele não estava trabalhando”? Pois bem, em vez de ficar com a sensação de desamparo como o Kevin, vamos garantir que seus direitos trabalhistas não sejam esquecidos neste fim de ano!
Assim como o pequeno Kevin McCallister se viu no meio de uma grande confusão ao ser esquecido pela família, muitos trabalhadores acabam “esquecendo” ou desconhecendo seus direitos trabalhistas nesse período de festas. Então, vamos dar uma olhada nos direitos trabalhistas que, assim como o Kevin, não devem ser deixados para trás.
1. 13º Salário: Não Deixe de Receber Sua Porção de Dinheiro!
No filme, Kevin aproveita a casa só para ele, com muita comida e diversão. Mas, ao contrário de Kevin, você não pode deixar seu 13º salário para depois. Esse é o pagamento extra que o trabalhador deve receber no fim do ano para ajudar nas compras de Natal, nas viagens e até para pedir desculpas pelo caos causado durante as festas.
Assim como o Kevin sabia que seu 1/3 de férias seria sua recompensa por todo aquele trabalho, você também merece essa recompensa extra: seu 13º salário deve ser pago em duas parcelas: uma até o final de novembro e outra até o dia 20 de dezembro. E lembre-se: não se esqueça do valor proporcional se você trabalhou menos meses no ano!
2. FGTS: Não Deixe o Fundo de Garantia Esquecer de Você
Kevin pode ter sido esquecido pela sua família, mas o seu FGTS não pode ser esquecido pelo empregador. O FGTS é o depósito que o patrão faz mensalmente para garantir sua segurança financeira. Agora, se você está lá, firme e forte no trabalho, não deixe o seu FGTS passar batido.
No fim do ano, se você for demitido sem justa causa, o FGTS vira um salva-vidas! E lembre-se, você tem direito ao saque, caso preencha as condições para isso. Então, ao invés de enfrentar a situação como o Kevin, que foi esquecido e teve que se virar, garanta que seu fundo de garantia seja bem administrado e, se necessário, sacado!
3. Horas Extras: A Caçada do Natal – Como Garantir que Seu Trabalho Extra Seja Pago
No filme, Kevin se vê forçado a lutar contra os ladrões que invadem sua casa. Enquanto ele é criativo para resolver o problema, você, como trabalhador, também precisa ser criativo para garantir que as horas extras que você trabalhar no fim de ano sejam pagas corretamente.
Se você se vê em uma jornada mais longa por causa do aumento de vendas de Natal ou porque a empresa está com mais atividades, garanta que suas horas extras sejam pagas com o devido adicional. Caso contrário, você vai estar, como o Kevin, se sentindo deixado de lado e trabalhando “de graça”!
4. Férias: Seus 30 Dias de Trégua
Kevin conseguiu finalmente o que ele queria: a paz de não ter que se preocupar com nada. E você, trabalhador, também tem direito ao descanso. Se você não tirou suas férias ainda, esse é o momento de planejar o seu descanso e aproveitar os 30 dias para recarregar as energias para o ano seguinte.
Mas, atenção: ao tirar férias, você deve receber 1/3 a mais sobre o valor do seu salário. Não deixe que seus direitos sejam esquecidos, como a família de Kevin fez ao partir para Paris sem ele!
5. Trabalho no Feriado: Não Deixe o Chefe Te Enganar
Imagine a cena: você tem que trabalhar no feriado de Natal ou Ano Novo. O chefe fala que é apenas uma jornada extra, mas no fundo, ele está te esquecendo do direito de receber horas extras com adicional de 100%.
Não seja como o Kevin, que teve que se virar sozinho em sua casa, “caçando” os ladrões. Se você for chamado para trabalhar nesses dias festivos, certifique-se de que o seu adicional de feriado será pago corretamente. E se você precisar de descanso, exija o direito de compensação!
6. Não Esqueça Seu Vale-Transporte e Benefícios!
Como o Kevin, que teve que lidar com as situações sozinho (e com um grande estoque de pizza e sorvete), você também pode se sentir sobrecarregado no fim de ano. E, para não deixar a jornada ainda mais difícil, não se esqueça do seu vale-transporte.
Com o aumento de trabalho nas festas, você pode precisar de mais deslocamentos do que o normal. Certifique-se de que seus benefícios, como vale-transporte e alimentação, estão sendo pagos corretamente durante este período de alta demanda.
Não Deixe Seus Direitos Trabalhistas Serem Esquecidos!
No fim das contas, Kevin teve que fazer tudo sozinho, com muito esforço e criatividade, mas você não precisa passar por isso. Conhecendo e cobrando seus direitos trabalhistas, como o 13º salário, horas extras e férias, você não ficará à mercê das situações como Kevin ficou.
Então, antes de pegar seu saco de comida (ou sua pizza), verifique se seus direitos estão sendo respeitados! Afinal, no fim de ano, o que você merece é descansar, aproveitar e garantir que seus direitos estejam tão seguros quanto a casa de Kevin, cheia de armadilhas e cuidados!
Comentários